Enunciados de questões e informações de concursos

Prefeitura Municipal de Parnaíba
Questão 1 de 1

As danças constituem um importante componente cultural da humanidade e, no caso do Brasil, que possui uma cultura rica e diversificada, a gama de modalidades são enormes e muito importantes para a cultura brasileira. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. Elas podem ser executadas de várias formas com pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma (RAHME, 2013).


Sobre danças populares brasileiras, marque V para VERDEIRO e F para FALSO e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.


(    ) Ciranda (PB, PE) - dança desenvolvida por homens, mulheres e crianças. Os dançarinos formam uma grande roda e dão passos para dentro e para fora do círculo, provocando ainda um deslocamento do mesmo, no sentido anti-horário. A música é executada por um grupo denominado “terno”, colocado no centro da roda, tocando instrumentos de percussão - bumbo, tarol, caixa e ganzá – e de sopro - pistons e trombone.


(    ) Cavalo Piancó (PI) - originária do município de Amarante, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores.


(    ) Dança de S. Gonçalo (Al, BA, MA, PI, SE) - dança religiosa, organizada em pagamento de promessa devida a São Gonçalo. O promesseiro é quem organiza a função, administrando todo o processo necessário à realização deste ritual. Em Sergipe essa dança é executada somente por homens. A única mulher presente não tem papel ativo. Este grupo é constituído por: “Patrão”, “Mari-posa”, “Tocadores”, “Dançadores”.


(   ) Carimbó (PA) - embora esteja praticamente em todo Nordeste, é no Pará que o Frevo adquire expressão mais significativa. Dança individual que não distingue sexo, faixa etária, nível sócio- econômico, o frevo frequenta ruas e salões no carnaval paraense, arrastando multidões num delírio contagiante.


(   ) Frevo (PE) - dança de roda formada por homens e mulheres, com solista no centro que baila com requebros, trejeitos, passos miúdos arrastados e ligeiros. O apogeu da apresentação é quando a dançarina, usando amplas saias, consegue cobrir algum dançador, volteando amplamente a veste.




spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.