Enunciados de questões e informações de concursos

Prefeitura Municipal de Parnaíba
Questão 1 de 1

Nossa arte brasileira é o termo utilizado para designar toda e qualquer forma de expressão artística produzida no Brasil, desde a época pré-colonial até os dias de hoje. Dentro desta ampla definição, estão compreendidas as primeiras produções artísticas da pré-história brasileira e as diversas formas de manifestações culturais indígenas, bem como a arte do período colonial, e os registros pictóricos de viajantes estrangeiros em terras brasileiras.


Em relação à História da Arte no Brasil, enumere a COLUNA “B” pela COLUNA “A” e marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


COLUNA “A”:


I) Barroco.
II) Modernismo.
III) Arte Naïf.
IV) Pré-histórica.
V) Classicismo.

 

COLUNA “B”:


(    ) Cada qual tem suas características estilísticas e diferentes suportes rochosos; Destacam-se as regiões Nordeste e Central, pela densidade. Podem estar em abrigos e grutas; matações em serra; margens de rios; à beira-mar.


(    ) No Brasil, deve seu florescimento à influência europeia, onde era cultivado desde meados do século XVIII. Seus primeiros sinais apareceram na literatura e arquitetura, mas somente a partir das preferências da corte portuguesa, instalada no Rio de Janeiro, é que se tornou uma espécie de "estilo oficial", passando a sobrepujar em mais larga escala a arraigada tradição barroca.


(    ) O termo aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes. A pintura se caracteriza pela ausência das técnicas usuais de representação (uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores) e pela visão ingênua do mundo (ZANINI, 1983).


(    ) Foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas. O movimento no Brasil foi desencadeado a partir da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, como o Cubismo e o Futurismo.


(    ) Foi o estilo artístico dominante durante a maior parte do período colonial. Ao longo desse período vigorou uma íntima associação entre a Igreja e o Estado. Como a religião exercia enorme influência no cotidiano de todos, na Colônia não havia uma Corte que servisse como mecenas. Desse conjunto de fatores, deriva que a vasta maioria do legado dessa arte brasileira esteja na arte sacra: estatuária, pintura e obra de talha para decoração de igrejas e conventos ou para culto privado.




spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.