Enunciados de questões e informações de concursos

O ensino superior no Brasil é oferecido por universidades, centros universitários, faculdades, institutos superiores e centros de educação tecnológica. O cidadão pode optar por três tipos de graduação: bacharelado, licenciatura e formação tecnológica. Os cursos de pós graduação são divididos entre lato sensu  (especializações e MBAs) e strictu sensu  (mestrados e doutorados).

 

Além da forma presencial, em que o aluno deve ter frequência em pelo menos 75% das aulas e avaliações, ainda é possível formar-se por meio do ensino a distância. Nessa modalidade, não é necessária a presença do aluno dentro de sala de aula, e ele recebe livros e apostilas e conta com a ajuda da Internet. Há também cursos semipresenciais, com aulas em sala e também a distância.

 

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, órgão do Ministério da Educação, é a unidade responsável por afiançar que a legislação educacional seja cumprida para garantir a qualidade dos cursos superiores do país.

 

Para medir a qualidade dos cursos de graduação no país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação utilizam o índice geral de cursos (IGC), divulgado uma vez por ano, logo após a publicação dos resultados do ENADE. A base de cálculo do IGC é uma média dos conceitos dos cursos de graduação de uma instituição, ponderada a partir do número de matrículas mais as notas de pós-graduação de cada instituição de ensino superior.

 

Internet: <www.brasil.gov.br> (com adaptações).

 

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

 

O texto, tipicamente argumentativo, apresenta informações acerca do ensino superior com o propósito de convencer o leitor da importância desse nível de ensino na formação educacional do cidadão brasileiro.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.