Enunciados de questões e informações de concursos
Texto
Ciência e tecnologia são potentes motores do desenvolvimento da sociedade moderna, pois produzem conhecimentos e inovações que transformam a vida de bilhões de pessoas. Da Internet à agricultura, da automação à indústria farmacêutica, o investimento em pesquisa científica viabilizou melhorias significativas no nosso dia a dia. A revolução nas comunicações, na produção de alimentos, na diversificação de máquinas e equipamentos e na sofisticação da medicina atesta avanços extraordinários alcançados pela sociedade na transição do século XX para o atual.
Além disso, a complexidade dos desafios do mundo moderno coloca a ciência cada vez mais em evidência. A Organização Mundial de Saúde, em 2016, declarou o vírus zika uma emergência de saúde pública internacional. Esse vírus se espalhou de forma muito rápida em toda a América do Sul e na América Central e foi detectado em mais de 20 países. À época, não havia ainda vacina ou cura para a zika, o que exigiu de governos e autoridades sanitárias enorme esforço para gerir a adversidade, enquanto mais conhecimento sobre o vírus e seu controle fosse produzido. Em momentos como esse, fica claro quão imperativo é o investimento em pesquisa científica. Conhecimento novo deveria ser gerado com rapidez para se conter a propagação do vírus e de seu vetor — o mosquito Aedes aegypti — em todo o globo.
Ainda assim, há uma crítica recorrente do setor de ciência e tecnologia à crescente dificuldade de se garantir mais constância no apoio à pesquisa científica brasileira, seja pela limitação e instabilidade no fluxo dos recursos, seja pela percepção de que pouco uso é feito dos conhecimentos gerados. Quando recursos são mais escassos, acirra-se a discussão acerca da efetividade dos investimentos públicos em pesquisa científica e crescem comparações e oposição entre a pesquisa acadêmica, sem aplicação imediata, e a pesquisa aplicada, orientada à solução de problemas do mercado e da sociedade. Soma-se a isso o debate sobre os papéis dos setores público e privado na pesquisa científica e tecnológica. As pressões impostas pelo vírus zika ilustram bem quão estéreis são muitas dessas discussões, pois, sem sintonia entre a geração de conhecimento fundamental e aplicado e entre o investimento público e o privado, muitos problemas da sociedade ficarão sem solução.
Internet: <www.embrapa.br> (com adaptações).
De acordo com as ideias do texto, o investimento em pesquisa científica foi determinante para o sucesso das ações de combate e controle ao vírus zika em 2016 e à cura dos pacientes por ele infectados.