Enunciados de questões e informações de concursos

Texto para o item.

 

O ensino profissional sempre esteve voltado para o mercado de trabalho e para o seu ritmo de desenvolvimento tecnológico, acompanhando e respaldando as suas fases. Quando as mudanças da ciência e da tecnologia se processavam de maneira vagarosa, o ensino profissional esteve voltado ao desenvolvimento de capacidades específicas, vinculado a determinada tarefa ou posto de trabalho. Sob essas bases, a formação geral esteve caracterizada desde sempre pelo seu completo abandono até pela sua brevidade de complementação para dar vez aos estudos mais técnicos, sendo praticamente decretada a falência das ciências humanas como possibilidade de formação profissional.

 

A formação profissional constituía-se unicamente na transferência da técnica dos artesãos, os quais realizavam praticamente todas as tarefas, sem uma expressiva presença de recursos tecnológicos e nenhuma necessidade de matemática, línguas ou qualquer outra espécie de conhecimento formal.

 

Mesmo com todas as recomendações dos organismos internacionais para o desenvolvimento do ensino técnico, a grande oferta de ensino secundário manteve-se voltada ao ensino médio chamado propedêutico. Essa situação é resultado, de um lado, da exigüidade de recursos para se criarem boas escolas profissionais e, de outro, da busca de profissões com melhor remuneração, em que se empregam menos trabalhos manuais, uma vez que se mantém na sociedade o status quo das profissões mais intelectualizadas.

 

Internet: <http://www.cefetsp.br/hist.htmL> (com adaptações).

 

Considerando o sentido e as estruturas morfossintáticas do texto, julgue o item subseqüente.

 

No primeiro período do texto, a sintaxe das orações propicia a compreensão de que os pronomes “seu” e “suas” referem-se, respectivamente, a “mercado de trabalho” e “ensino profissional”.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.