Enunciados de questões e informações de concursos

Partido da escola


A Procuradoria-Geral da República (PGR) tomou posição na celeuma desencadeada pelo movimento Escola sem Partido. Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), considerou inconstitucional legislação do Estado de Alagoas patrocinada pelo grupo.


Partiu da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação a ação contra a Assembleia Legislativa alagoana. Questiona-se norma estadual que veda a escolas públicas e particulares "doutrinação política e ideológica, bem como quaisquer outras condutas por parte do corpo docente ou da administração escolar que imponham ou induzam aos alunos opiniões político-partidárias, religiosa ou filosófica". [...]


A PGR não defende a doutrinação. Argumenta que a prática de eventuais abusos por alguns docentes não justifica impor o policiamento indiscriminado do que se diz e pratica em sala de aula.


[...]


Para além da questão constitucional, os projetos de lei preconizados pelo movimento Escola sem Partido subestimam a capacidade de os próprios alunos – e de seus pais– de encarar de modo crítico o que se veicula nas escolas.


Embora a campanha se apresente como liberal, em defesa do pluralismo, ela termina por revelar-se paternalista ao pretender que aparelhos de Estado substituam os cidadãos no controle social do ensino oficial ou particular.


Por fim, qualquer legislação do gênero padece de um vício de origem: a impossibilidade prática de apontar de modo inequívoco o conteúdo que seja ideológico, ou quando um docente ultrapassa o limiar da doutrinação. Na dúvida, sempre é mais prudente tomar partido da liberdade na escola.


(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2016/10/1825209-partidoda- escola.shtml. Acesso em: 04/11/2016.)

 

Analise as afirmativas a seguir, referentes à estrutura do texto em análise.


I - Os dois primeiros parágrafos contextualizam a questão analisada.
II - O terceiro parágrafo reitera o que se afirma nas linhas 1 e 2 do primeiro parágrafo.
III - A tese defendida pelo autor desconsidera o argumento da PGR apresentado no terceiro parágrafo.
IV - O último período do último parágrafo recupera a ideia sugerida no título.


Está correto o que se afirma em



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.