Enunciados de questões e informações de concursos
Ciência Reconhecida
Science publica ranking das 10 maiores inovações e elege como campeã uma pesquisa feita em hospital gaúcho.
Um estudo com participação de pacientes e médicos gaúchos, que traça uma nova promessa de prevenção da AIDS – doença que já matou 30 milhões de pessoas no mundo – foi destaque na Science, uma das mais importantes revistas de divulgação científica. A pesquisa HPTN 052 foi realizada com 90 casais sorodiscordantes (onde somente um deles é infectado pelo vírus) no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e, no Brasil, também no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC-Fiocruz), no Rio de Janeiro. Participaram outros 1,7 mil casais em 13 países. O grande mérito da pesquisa, segundo a Science, é provar que o tratamento com antirretrovirais, medicamentos que impedem a multiplicação do vírus no organismo, também diminui a transmissão do vírus, ou seja, é um tratamento que vale como prevenção da doença. O risco de infecção, segundo a pesquisa, pode ser reduzido em até 96%.
Conheça as outras nove descobertas eleitas pela revista:
* A missão Haybusa: A nave japonesa Haybusa trouxe para a Terra, neste ano, amostras de poeira da superfície do asteroide Itokawa. Esse material é a primeira amostra de um corpo planetário trazida ao planeta nos últimos 35 anos. Ao analisar essas partículas, cientistas descobriram que a maioria dos meteoritos que cai na Terra, os condritos, vem de corpos celestes que fazem parte do cinturão de asteroides, localizado entre Marte e Júpiter.
* As origens da humanidade: Uma série de pesquisas iniciadas em maio de 2010 revelam que grande parte dos humanos ainda carrega variantes de DNA herdadas de seus ancestrais na África e na Ásia. Uma das pesquisas mostra que europeus e asiáticos herdaram entre 2% e 6% do núcleo de seu DNA dos neandertais. Outro estudo revelou todo o genoma dos Denisovanos, na Sibéria, apontando que 5% do seu DNA são encontrados nas pessoas nascidas no Sudeste da Ásia.
* Proteína fotossintética: Pesquisadores do Japão mapearam a estrutura do Photosystem II (PSII), proteína que as plantas usam para partir a molécula de água em átomos de hidrogênio e oxigênio. Essa proteína é essencial para a vida na Terra e pode ser uma fonte importante para o desenvolvimento de energia limpa.
* Gás primitivo no espaço: Em novembro, astrônomos descobriram, ao usar o telescópio Keck, no Havaí, duas nuvens de gás hidrogênio que parecem ter mantido sua formulação química original, mesmo 2 bilhões de anos após o big bang. Uma outra equipe identificou uma estrela na Via Láctea que praticamente não contém metais, como deviam ser as estrelas mais antigas do universo.
* Micróbios no corpo humano: Um consórcio europeu comprovou que as pessoas têm uma bactéria dominante entre as que existem no sistema digestivo – bateroides, prevotella ou ruminococcus –, de acordo com seus hábitos alimentares. A descoberta ajudou a compreender a relação entre o que se come e a ação dos micróbios na nutrição e na causa de doenças.
* Vacina contra a Malária: Os primeiros resultados de ensaios clínicos de uma substância eficaz contra a malária, conhecida como RTSS, proporcionou ânimo para a pesquisa sobre a vacina contra a doença.
* Sistemas solares: Astrônomos tiveram a oportunidade de observar vários sistemas planetários distantes e descobriram, no observatório Kepler, da NASA, um sistema de estrelas com planetas em órbita que os modelos atuais não conseguem explicar. Os pesquisadores também descobriram um planeta que circula num sistema estelar binário e 10 planetas que parecem estar flutuando livremente no espaço – tudo totalmente diferente do que está traçado em nosso sistema solar.
* Novo desenho: As zeólitas são minerais porosos utilizados como catalisadores e filtros moleculares para converter petróleo em gasolina, purificação de água, filtro de ar e produzir detergentes para a roupa, por exemplo. Este ano, químicos desenharam uma gama de novas zeólitas mais baratas, mais finas e mais bem equipadas para processar grandes moléculas orgânicas.
* Limpeza de células envelhecidas: Experimentos em camundongos mostraram que a limpeza de células envelhecidas – ou aquelas que pararam de se dividir – em corpos de camundongos pode retardar o aparecimento de sintomas relacionados à idade, como cataratas e fraqueza muscular. Os camundongos cujos corpos foram limpos dessas células viveram mais do que os que não receberam o tratamento.
(Fonte: Revista Época, 07/11/2011, nº 703, p. 19. – adaptações)
Caso fosse substituída “Science” por “Algumas revistas científicas”, quantas outras palavras necessariamente deveriam sofrer alteração para manutenção do sentido no período?