Enunciados de questões e informações de concursos
Desde que a urna eletrônica foi adotada em todo o território brasileiro, votar passou a ser uma atividade relativamente simples. Diante da urna, o eleitor pode seguir quatro caminhos diferentes. É possível deixar o voto em branco; para isso, basta apertar a tecla branca. A segunda opção é digitar um número que não corresponda a nenhum dos candidatos ou partidos e, com isso, anular o voto. A terceira opção é digitar o número de um partido e votar “na legenda”. Por fim, é possível escolher um candidato específico digitando-se o seu número.
Até meados da década de 90 do século XX, ainda na era da cédula de papel, a apuração geralmente era feita em ginásios esportivos e durava muitos dias. As pessoas que tiveram a oportunidade de ver uma dessas apurações devem se lembrar das fases da contagem de votos. Inicialmente, os votos em branco eram carimbados para evitar que eles fossem preenchidos de maneira fraudulenta durante o cômputo. Os votos nulos eram separados em uma pilha específica. Depois de contados os votos, os boletins de cada urna eram preenchidos, enviados para níveis superiores de apuração e totalizados. Hoje os poderosos computadores da justiça eleitoral em Brasília são capazes de proclamar, em poucas horas, quais foram, entre os milhares de candidatos, os eleitos.
Jairo Nicolau. Representantes de quem? Os (des)caminhos do seu voto da urna à
Câmara dos Deputados. Rio de Janeiro: Zahar, 2017, p. 21-3 (com adaptações).
Em relação aos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir.
I A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso se substituísse “foi adotada” por se adotou.
II A oração “apertar a tecla branca” exerce, no período em que ocorre, a função de complemento da forma verbal “basta”.
III A correção gramatical do texto seria mantida caso o trecho “devem se lembrar” fosse reescrito de qualquer uma das seguintes formas: devem-se lembrar ou devem lembrar-se.
Assinale a opção correta.