Enunciados de questões e informações de concursos
O documento Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis apresenta para o planejamento de todos os grupos de crianças:
1. Garantir a igualdade no tratamento aos meninos e às meninas da Educação Infantil.
2. Romper com as práticas (atitudes e linguagem) que reforçam modelos únicos de expressão do feminino e do masculino.
3. Cuidar com as condutas, as falas, a organização dos espaços e materiais que reforçam apenas os modelos tradicionais (cores - rosa e azul, boneca/carrinho, princesa/príncipe, brincadeiras agitadas/calmas), buscando não reproduzir, com os meninos e meninas, modelos estereotipados de feminino/masculino.
4. Propor brincadeiras por meio da organização do espaço, brinquedos, objetos, jogos e enredos, de modo que os meninos e as meninas tenham a possibilidade de experimentar diferentes brincadeiras, independentemente do sexo.
5. Garantir, aos meninos e meninas, ações de cuidado e consolo sem distinção de gênero (como nas situações que envolvem manifestações de choros, nos momentos de atenção com o corpo, como pentear os cabelos, trocar de roupa, entre outros).
6. Apresentar aos bebês e crianças histórias, brincadeiras e músicas que valorizem diferentes culturas e etnias.
7. Selecionar e dispor objetos e brinquedos para exploração e ampliação das brincadeiras das crianças, com o intuito de dar visibilidade e valorizar a diversidade étnica e cultural.
8. Disponibilizar bonecas e bonecos com traços que valorizem e deem visibilidade às diferentes origens étnicas, com o objetivo de reconhecer a diversidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.