Enunciados de questões e informações de concursos

No Currículo de Matemática do Estado de São Paulo lemos na página 54:


Em todas as tarefas específicas relacionadas com o conteúdo matemático – Números, Geometria, Relações, ou mais especificamente Álgebra, Funções, Equações, Números Complexos, Geometria, Trigonometria, Combinatória, Matrizes etc. –, as competências gerais, norteadoras do Currículo em todas as áreas, devem estar no foco das atenções. Nunca é demais lembrar que é por meio das ideias fundamentais presentes em tais conteúdos – equivalência, ordem, proporcionalidade, medida, aproximação, problematização, otimização, entre outras – que se busca construir uma ponte que conduza dos conteúdos às competências pessoais:


1. Capacidade de expressão


2. Capacidade de compreensão


3. Capacidade de argumentação


4. Capacidade propositiva


5. Capacidade de contextualizar


6. Capacidade de abstrair


Considere as seguintes atividades do aluno:

  •  Relacionar conceitos e teorias com situações reais
  •  Elaborar resumos
  •  Imaginar situações fictícias
  •  Fazer demonstrações

Essas atividades estão relacionadas, respectivamente, às capacidades:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.