Enunciados de questões e informações de concursos

Câmara Municipal de Porangatu
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

Considere o texto a seguir para responder a questão 

 

Um conhecido navio escravagista, o norte-americano Camargo, foi um dos últimos a trazer ilegalmente africanos escravizados para o Brasil. Após 170 anos de seu naufrágio, o Camargo está sendo buscado a partir de um projeto de pesquisa que envolve arqueólogos, historiadores e quilombolas.

 

Em dezembro de 1852, a correspondência do ministro dos Negócios da Justiça do então Império do Brasil revelava que o brigue Camargo havia afundado em Angra dos Reis (RJ). Desde 1850, o tráfico havia sido, mais uma vez, proibido no Brasil, mas, no litoral sul fluminense, os senhores do negócio e de escravizados continuaram tentando burlar a lei.

 

Segundo autoridades do governo imperial, Camargo era comandado pelo norte-americano Nathaniel Gordon e conseguiu trazer aproximadamente 500 africanos escravizados vindos de Quelimane e Moçambique. Os africanos escravizados teriam desembarcado próximo à foz do rio Bracuí, na fazenda Santa Rita, em frente às águas de Angra dos Reis, suficientemente distantes do Rio de Janeiro para as atividades ilegais e estrategicamente próximas das plantações de café do vale do Paraíba paulista e fluminense.

 

Para fugir das autoridades brasileiras, Gordon teria incendiado o navio escravagista e a tripulação, quase totalmente estrangeira (dois norte-americanos, um espanhol e outro inglês), teria procurado fugir, chegando ao porto de Santos ou de Paranaguá.

 

Disponível em: <https://cienciahoje.org.br/artigo/um-navio-escravagista-em-

angra-dos-reis/>. Acesso em: 6 jun. 2025. [Adaptado].

 

A indicação do tempo futuro do pretérito composto do modo indicativo, nas formas verbais “teria incendiado” e “teria procurado” , revela que, para o enunciador, existe



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.