LEIA COM ATENÇÃO E, APÓS, RESPONDA À QUESTÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONTEÚDO DO TEXTO.
Texto associado
O enriquecimento (ampliação) de uma língua consiste em “usar”, “praticar” a língua. As palavras são como peças de um complicado jogo. Jogando a gente aprende. Aprende as regras do jogo. As peças usadas são as mesmas, mas nunca são usadas da mesma maneira. No deixar-se carregar pelo jogo do uso somos levados às inúmeras possibilidades da língua. As possibilidades são sempre diferentes, nunca iguais. Mas todas as diferenças cabem na mesma identidade. Todas as palavras figuram nos vários discursos como diferentes: diferentes são as palavras no discurso científico, literário, filosófico, artístico, teológico. Mas cabem sempre na mesma identidade. São expressões possíveis da linguagem.
(BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao pensar. Petrópolis, Vozes, 1973, p.229.)
Veja para os textos A e B.
A: Se você insiste que ônibus é coletivo, em matéria de português você está dormindo no ponto.
(Comercial de SOS. Sistema Rápido de Pesquisa – Redação e Literatura)
B: Cara, se tipo assim, o seu filho escrever como fala ele tá ferrado.
(Comercial de Help – Técnicas de Redação e Literatura)
Considere as seguintes análises desses textos de comerciais:
I. O texto B destaca a necessidade de a língua escrita ater-se à norma culta, por oposição à permissividade da língua falada.
II. Para desafiar o conhecimento do público, o texto A estabelece um jogo de sentido com a palavra “coletivo”, referindo-se tanto à classificação do substantivo quanto ao sinônimo para “ônibus”.
III. Os dois textos valem-se de expressões de gíria (dormindo no ponto, cara, tipo assim, tá ferrado), com o que indicam a propriedade e a necessidade de aceitação do linguajar das novas gerações.
IV. O texto A destaca o sentido metafórico da expressão “dormindo no ponto”, remetendo essa metáfora à sua origem, ao relacioná-la à palavra “ônibus”.
Dessas análises, estão corretas somente as contidas em: