A hipertensão arterial sistêmica é uma síndrome multicausal e multifatorial. É prevenção primária, ao ser intermediada por profissionais de educação física e uma equipe multidisciplinar, quando
ocorre mudanças parciais no estilo de vida, com realização de 30 minutos de atividade física 3 vezes por semana; existe manutenção do IMC entre 25 e 29,9 kg/m2); havendo ainda a necessidade de ajustes na dieta e redução dos usos exagerados de álcool e tabaco.
se realiza controle da dieta, com 0,75g de proteína por peso corporal, ingestão de sódio menor que 4,2 g/dia; manutenção do IMC menor que 34,9 kg/m²); realização de atividade física 7 vezes na semana, predominantemente aeróbia por 60 minutos.
existe controle da pressão arterial em níveis considerados normais, sustentados pela inserção de atividades físicas regulares, havendo pouca necessidade de outras mudanças no estilo de vida, no que se refere a outros profissionais.
ocorre manutenção do peso corporal com o IMC em até 14,9 kg/m2); controle da pressão arterial por meio de medicamentos controlados e consumo moderado de alimentos, álcool e tabaco.