Enunciados de questões e informações de concursos

Câmara Municipal de São Gonçalo do Sapucaí
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

Leia o Texto abaixo.

Exclusão social e exclusão digital, dois lados da mesma moeda

 

As disparidades de acesso, uso e competências digitais refletem a exclusão social que golpeia os mais pobres e ameaça somar mais perdedores à revolução tecnológica na Ibero-América.

A inclusão digital é proposta hoje como um direto fundamental em uma sociedade cada vez mais conectada.

 

O que sucederia se a Internet se apagasse? Não poderíamos nos comunicar, nos informar, trabalhar, comprar, aprender ou simplesmente "funcionar" da forma em que estamos acostumados.

Por mais apocalítico que pareça este suposto, é a realidade para 244 milhões de pessoas na América Latina e o Caribe que não têm acesso a serviço de Internet, o que representa que cerca de 32% da população vive a espaldas das novas tecnologias, segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura(IICA).

 

Conforme avança a digitalização e quantos mais benefícios e oportunidades se abrem para aqueles que têm acesso à Internet mais portas se fecham para aqueles que não o têm. O preço da desconexão digital se paga em forma de restrição de acesso à informação, impossibilidade de realizar trâmites ou formação em linha, assim como limitações para exercer direitos como a saúde, o acesso à justiça, educação entre outros. Portanto, uma conexão adequada à Internet e a disponibilidade de dispositivos tecnológicos permite exercer cidadania.

 

Na América Latina, uma das regiões mais desiguais do mundo, a crise COVID mostrou o alto custo da exclusão digital e evidenciou que desigualdade e exclusão digital são dois lados de uma mesma moeda.

 

"A tecnologia está tão estreitamente entrelaçada com o tecido social que a privação das tecnologias da informação e as telecomunicações está ligada a outras privações como os baixos ingressos, o desemprego, a educação deficiente, o déficit de saúde ou o isolamento social", explica a Comissão Econômica para América Latina.

 

Ao analisar as possibilidades da transformação digital para superar as brechas do desenvolvimento, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também alerta em seus "Perspectiva Econômicas para América Latina"(Latin America Outlook LEO 2020), do risco que as disparidades sociais e econômicas ampliem a brecha entre ganhadores e perdedores da digitalização.

 

"Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, inclusão social caminham de mãos dadas", razão pela qual a expansão e ampliação da digitalização a todas as capas sociais é um elemento crucial para melhorar a inclusão social, explica por sua parte, o economista Cipriano Quirós, um dos autores do estudo "Desigualdade Digital na América Latina", publicado pela Fundação Carolina.[...]

 

Trecho texto;"Exclusão social e exclusão digital dois lados da mesma moeda"

Fonte:https://www.somosiberoamerica.org/pt-br/temas/desigualdad-pt-br/exclusao-social-e-exclusao-digital-dois-lados-da-mesma-moeda/

 

Por inferência, marque a alternativa que condiz com as ideias veiculadas de acordo com o Texto:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.