Enunciados de questões e informações de concursos

Texto


Na entrada do terceiro milênio, o ingresso das brasileiras na política institucional ainda é tímido. Porém, esse é um quadro que já se mostrou menos animador. Da promulgação da primeira Constituição Republicana, em 1891 — na qual as mulheres não foram incluídas como cidadãs —, às eleições de Roseana Sarney como primeira governadora de um estado e de Benedita da Silva como primeira senadora e primeira governadora negra — ambas na década de 90 do século passado —, foi um longo percurso.


Apesar de as mulheres possuírem, atualmente, níveis de escolaridade superiores aos dos homens e de estarem cada vez mais presentes no mercado de trabalho, em nenhum âmbito da vida social a participação de mulheres e homens é tão desigual quanto no exercício do poder.


Seja em cargos eletivos, seja em postos de direção nos órgãos executivos ou no sistema judiciário, o poder ainda é predominantemente ocupado por homens. Somente em 2000 uma juíza — Ellen Gracie Northfleet — alcançou o topo da hierarquia do Supremo Tribunal Federal (STF). No Brasil, apesar da expressiva atuação das mulheres em movimentos sociais — associações, sindicatos, entidades —, observa-se que essa capacidade de engajamento não corresponde à pequena presença feminina nas instâncias decisórias.


Não obstante tenha sido um dos primeiros países da América Latina a conceder o sufrágio universal, o Brasil está entre as nações que apresentam a mais baixa representação política feminina no Ocidente. Entretanto, esse é um cenário que se repete em diversas nações tidas como desenvolvidas e com maior tradição democrática, como é o caso da França. Convém registrar, também, as interrupções na trajetória democrática do país por regimes ditatoriais, as quais impediram o livre gozo de direitos políticos pelos cidadãos e impactaram diretamente a participação das mulheres nos poderes constituídos.


A participação política das mulheres no Brasil: Uma breve história. In: A mulher e o Poder Legislativo no estado do Rio de Janeiro: lugares, perfis e experiências municipais. Rio de Janeiro: Ed. CEDIM RJ. Internet: <www.educacaopublica.rj.gov.br> (com adaptações).

 

Cada uma das opções a seguir apresenta um trecho do texto A participação política das mulheres no Brasil:... — indicado entre aspas —, seguido de uma proposta de reescrita desse mesmo trecho. Assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido da informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical do texto.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.