Enunciados de questões e informações de concursos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

Texto 03 

Transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem: como atender na sala de aula comum

Discutir transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem no panorama da educação brasileira não é um dos temas mais simples devido às muitas concepções sobre o tema, as quais se misturam com muitos mitos, contribuindo para a práticas de uma segregação velada daqueles alunos que apresentam ritmos muito diferentes do esperado durante a escolarização. Ademais, de acordo com a atual legislação educacional do Brasil, crianças com transtornos, distúrbios ou dificuldades de aprendizagem não são consideradas como público da Educação Especial, fazendo com que não tenham direito ao Atendimento Educacional Especializado realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (BRASIL, 2008; 2015).

Um importante primeiro passo para desmistificar o tema e proporcionar uma formação adequada aos professores – com a real finalidade de prepará-los para atender a heterogeneidade das turmas – é esclarecer as diferenças entre transtorno, distúrbio e dificuldades de aprendizagem. A importância desse passo se encontra no fato de que compreender a origem do fenômeno é imprescindível para o desenvolvimento de um planejamento educacional adequado às necessidades dos alunos que vierem a apresentar um aproveitamento escolar atípico. Desta forma, podemos compreender estes fenômenos em dois grupos que, embora estejam relacionados, não possuem a mesma origem: as Dificuldades de Aprendizagem e os Transtornos/ Distúrbios de Aprendizagem.

Adaptado de: OLIVEIRA, P. de; ZUTIÃO, P.; MAHL, E. Transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem: como atender na sala de aula comum. In: SEABRA, M. A. B. (Org.). Distúrbios e transtornos de aprendizagem: aspectos teóricos, metodológicos e educacionais. Curitiba: Bagai, 2020. p. 8.

 

Com base na leitura do Texto 03, é correto afirmar que



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.