Gel cicatrizante criado por pesquisadores e estudantes do IF Baiano chega às lojas de Pet
O gel para cicatrização desenvolvido pelo Instituto Federal Baiano - IF Baiano, CicatriBio, chega ao mercado na segunda semana de abril. O produto será, inicialmente, comercializado na versão para pets. A versão do gel para uso em humanos deve chegar ao mercado em junho. A eficácia do creme tem surpreendido positivamente os pesquisadores que desenvolveram o produto, pois a resposta ao uso do Cicatribio tem sido rápida mesmo em feridas complexas.
O tempo médio de cicatrização em feridas recentes é de 2 a 10 dias. Quando trata ferimentos de maior complexidade, a cicatrização pode ultrapassar esse prazo, mas, ainda assim, de acordo com os pesquisadores, os resultados são percebidos logo nos primeiros dias de tratamento. Nas feiras e mostras científicas pelas quais o Cicatribio tem passado, o produto vem chamando atenção e acumulando prêmios. A última premiação aconteceu semana passada na 21° Febrace, realizada na Universidade de São Paulo - USP, na qual a pesquisa ganhou o Prêmio de Ciência e Empreendedorismo e Inovação do Butantan e recebeu o convite para publicar o estudo no site do Fórum Intersetorial para Combate às Condições Crônicas Não Transmissíveis.
A pesquisa, que resultou no desenvolvimento do creme, originou também a primeira startup do IF Baiano. Uma startup é uma empresa recém-criada que tem um modelo de negócio inovador com potencial de crescimento rápido. De acordo com o orientador da pesquisa, Professor Saulo Capim, o CicatriBio é um produto farmacológico para tratamento cutâneo extremamente inovador, pois oferta ao consumidor a possibilidade de acompanhar a evolução da ferida através de um aplicativo. O app já está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para celulares e um QR Code, disponível na embalagem do produto, encaminha o usuário para a instalação do app.
Adaptado de: https://portal.redefederal.org.br/. Acesso em: 22 jan. 2024.