Enunciados de questões e informações de concursos
O cuidado de enfermagem com o paciente em uso de balão intra-aórtico (BIA) envolve conhecimentos que vão desde o cuidado com os equipamentos à determinação da assistência, desenvolvida no decorrer da internação na terapia intensiva.
Considere as práticas de assistência de enfermagem abaixo, em pacientes com BIA.
I - Manter permeabilização contínua do sistema de monitorização de pressão arterial invasiva com solução fisiológica e bolsa pressórica sob pressão de 300mmHg. O uso da heparina sempre se faz necessário, independentemente do protocolo institucional.
II - Prevenir obstruções, não realizando a coleta de exames laboratoriais pela via de monitorização de pressão arterial invasiva, mantendo, assim, a qualidade dos sinais vitais. Se esta for preenchida por sangue, proceder com irrigação contínua por 15 segundos, desconectando o sistema por meio da válvula de enxugamento sob pressão.
III - Promover melhor qualidade dos sinais de pressão arterial, não utilizando extensor maior que 2,5m entre a extremidade do cateter e o transdutor de pressão.
IV - Manter os cabos do monitor do console conectados ao tórax do paciente e avaliar a necessidade de tricotomia e troca dos eletrodos, para melhor qualidade dos sinais eletrocardiográficos.
Quais estão corretas?