De acordo com a hipótese da instabilidade financeira, formulada por Hyman Minsky,
as raízes das crises financeiras estão associadas à emergência e à difusão de novas tecnologias de caráter disruptivo, que acarretam a obsolescência de tecnologias e empresas varridas pelo processo schumpeteriano de “destruição criativa”.
as economias capitalistas são intrinsecamente estáveis e capazes de sustentar posições de equilíbrio, visto que a causa principal da instabilidade, que transforma crises financeiras em recessões ou mesmo depressões, está associada à ausência de mecanismos de regulação do sistema bancário.
as economias capitalistas são intrinsecamente instáveis, estando tal instabilidade associada ao fato de que, devido à incerteza quanto à obtenção de fluxos de caixa futuros requeridos para o pagamento das dívidas contraídas junto ao sistema financeiro, as grandes corporações tendem a especular com ativos no mercado de capitais, levando à assunção de dívidas e formação de bolhas de preços nesses mercados.
um sistema financeiro diversificado e sofisticado que conte com mecanismos apropriados de regulação e de realocação da poupança para o sistema produtivo (consumidores e empresas) é capaz de eliminar as causas da instabilidade, inerentes às economias capitalistas.