Em relação à exposição ocupacional aos agentes químicos, conforme estudado na Higiene do Trabalho, é correto afirmar:
para exposições ocupacionais a misturas, o efeito sinérgico ocorre quando o efeito biológico combinado dos componentes é igual à soma de cada um isoladamente; quando o efeito combinado é maior que a soma de cada um, diz-se que o efeito foi potencializado.
denomina-se particulado respirável todo material existente em suspensão no ar e com possibilidade de ser inalado, ou seja, de penetrar nas vias aéreas do trabalhador; não se refere a todo o material particulado existente no ar mas apenas às partículas com diâmetro aerodinâmico inferior a cerca de 100 μm, que são aquelas que oferecem probabilidade significativa de penetração.
alguns gases e vapores, quando presentes em altas concentrações no ar, agem primariamente como asfixiantes simples, sem outros efeitos fisiológicos significativos e não lhes pode ser atribuído um limite de exposição porque o fator limitante é o oxigênio disponível.
entende-se por asbesto, também denominado amianto, a forma fibrosa dos silicatos minerais pertencentes aos grupos de rochas metamórficas das serpentinas que apresenta maior nocividade em sua espécie azul, mais conhecida como crisotila, e que está associada ao câncer de pulmão.