De acordo com a Academia Americana da Odontologia Cosmética (AACD), uma faceta é uma peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural. Elas são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural durante alguns procedimentos de consultório. Constituem uma opção para a correção de dentes manchados, lascados, cariados ou apinhados. As facetas são feitas por um técnico, geralmente num laboratório dental, que trabalha sobre um modelo fornecido pelo seu dentista. Além dos benefícios estéticos, as facetas podem ser usadas para fechar espaços ou corrigir pequenos desalinhamentos. Os pacientes também escolhem facetas como uma solução cosmética para realçar o brilho dos dentes e reforçar o sorriso. E o material mais comum usado para as facetas são as de porcelana e a faceta de resina composta.
Entenda que, tanto as facetas de porcelana quanto as lentes de contato dental são restaurações de cerâmicas que são “colocadas e cimentadas” na superfície frontal dos dentes, a fim de restabelecer o sorriso de uma forma natural e harmoniosa. Entretanto, o que as difere é a espessura da cerâmica. No que se refere ao preparo dos dentes, são realizados os mesmos procedimentos de consultório. As facetas de porcelana são mais espessas, possuem em torno de 1 mm a 2 mm e servem para corrigir defeitos maiores de coloração dental, formato ou posicionamento. As lentes de contato dental, nome dado popularmente ao “laminado cerâmico”, são ultrafinas, com cerca de 0,4 mm a 0,9 mm. E mesmo sendo bem fininhas o dente também sofre desgaste. Independente do tipo de peça a ser usada, esclarecemos que todo o processo de preparo do dente e cimentação das facetas ou lentes de contato dental é realizado sob anestesia local, gerando um mínimo desconforto e dor ao paciente.
Optando por realizar uma técnica ou outra, você sairá no lucro com um belo conjunto de dentes! Além da rapidez, em média com três consultas já é possível modificar o sorriso, existe uma baixa manutenção, até porque a porcelana não altera a cor. É mais resistente e tem ótima durabilidade.
Para saber se é melhor usar facetas de porcelana ou lentes de contato dental o melhor é conversar com seu dentista, pois ele fará uma avaliação detalhada. Contudo, vamos esclarecer rapidamente a forma de aplicação de cada uma delas.
As facetas são mais usadas quando o dente está com a cor alterada pela falta de esmalte ou dentes que tenham realizado tratamento de canal e escureceram em consequência disso. Essa recomendação é feita em casos mais complexos porque, para a colocação das facetas, é necessário desgastar os dentes, retirando parte do esmalte. Desta forma, a técnica é usada sempre quando a cobertura precisa ser mais densa.
Já as lentes de contato dental são usadas para realizar pequenas correções como alongamento, aumento da largura ou arredondamento de ângulos dos dentes. Para aplicação das lentes também é necessário realizar o desgaste dos dentes.
Internet: <callegariemarques.com.br> (com adaptações).