Enunciados de questões e informações de concursos

Em relação ao reflorestamento de espécies nativas e exóticas, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A recomposição poderá ser feita, isolada ou conjuntamente, pelos métodos: condução de regeneração natural de espécies nativas; plantio de espécies nativas; plantio de espécies nativas conjugado com a condução da regeneração natural de espécies nativas; plantio intercalado de espécies lenhosas, perenes ou de ciclo longo, exóticas com nativas de ocorrência regional, em até 50% da área total a ser recomposta, no caso de pequena propriedade ou posse rural familiar, incluindo os assentamentos e projetos de reforma agrária.

 

II. Sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes são manejadas em associação com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas, culturas agrícolas e forrageiras, em uma mesma unidade de manejo, de acordo com arranjo espacial e temporal, com diversidade de espécies nativas e interações entre estes componentes são chamados de FAS (Florestamentos Alóctones Sistematizados).

 

III. O plantio de espécies nativas produtoras de frutos, sementes, castanhas e outros produtos vegetais, desde que não implique supressão da vegetação existente nem prejudique a função ambiental da área, são consideradas algumas das atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental.

 

IV. Nos imóveis rurais com área de até um módulo fiscal que possua áreas consolidadas em Áreas de Preservação Permanente ao longo de cursos d’água naturais, será obrigatória a recomposição total obrigatória das respectivas faixas marginais, contada da borda da calha do leito regular, independentemente da largura do curso d’água. Porém, para os imóveis rurais com área superior a quatro módulos fiscais que possuam áreas consolidadas em Áreas de Preservação Permanente ao longo de cursos d’água naturais, o proprietário está desobrigado de fazer a recomposição das respectivas faixas marginais.

 

V. A adoção de medidas de prevenção, combate e controle do fogo e de medidas de controle da erosão, a prevenção e controle do acesso de animais domésticos ou exóticos e o incremento de novas plantas a partir da rebrota para fins de indução da regeneração natural estão entre os requisitos e procedimentos para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente mediante condução da regeneração natural de espécies nativas.

 

VI. Em casos excepcionais, nos plantios de espécies nativas, na entrelinha, poderão ser cultivadas espécies herbáceas ou arbustivas exóticas de adubação verde ou espécies agrícolas exóticas ou nativas, até o 5º ano da implantação da atividade de recuperação, como estratégia de manutenção da área em recuperação, devendo o interessado comunicar o início e a localização da atividade ao órgão ambiental competente que deverá proceder seu monitoramento.

 

Estão corretas apenas as afirmativas



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.