Enunciados de questões e informações de concursos

Os Presentes de Froebel

 

Por Mitchel Resnick

 

No final de 1999, participei de uma conferência em que se debateu sobre as maiores invenções dos últimos mil anos. Alguns citaram a impressora, outros o motor a vapor, a lâmpada ou o computador. Minha opinião? O jardim de infância.

A maioria das pessoas não vê o jardim de infância como uma invenção, muito menos como algo importante. No entanto, mesmo relativamente novo (menos de 200 anos), o jardim de infância representa um importante ponto de partida de abordagens já existentes no ensino. Quando Friedrich Froebel abriu o primeiro jardim de infância do mundo na Alemanha, em 1837, surgia uma nova abordagem de ensino.

 

Embora Froebel não soubesse disso na época, ele estava criando uma abordagem de ensino ideal para as necessidades do século XXI, e que não se destinava apenas às crianças com cerca de 5 anos, mas aos alunos de todas as idades. Antes, a maioria das escolas se baseava na abordagem de transmissão, ou seja, o professor de frente para a turma transmitindo informações e os alunos escrevendo tudo, palavra por palavra. Froebel sabia que isso não funcionaria com crianças por volta dos 5 anos de idade. Ele percebeu que elas aprendiam melhor interagindo com o mundo ao seu redor. Assim, ele passou de um modelo educacional baseado na transmissão para um modelo interativo, dando às crianças oportunidades de interagir com brinquedos, materiais de artesanato e outros objetos.

 

Mas ele não estava satisfeito com os brinquedos e materiais que existiam na época. Ele começou a criar brinquedos, desenvolvidos especificamente para auxiliar nos objetivos de seu novo jardim de infância. Criou uma coleção de 20 brinquedos, que ficaram conhecidos como presentes de Froebel. Com as peças geométricas, as crianças podiam criar padrões de mosaicos, construir torres e prédios. Com os papéis coloridos, aprender técnicas de dobradura tipo origami, para criar formas e padrões. Com os palitinhos e as ervilhas, montar estruturas tridimensionais. Todas essas atividades visavam a ensinar às crianças a apreciar as formas, padrões e simetrias do mundo natural. Ele queria que elas compreendessem melhor o mundo ao seu redor, e percebeu que uma das melhores maneiras de fazer isso era permitindo que elas criassem modelos do mundo, a fim de “recriar” o mundo através de seus próprios olhos e com suas próprias mãos. Esse foi o principal objetivo dos presentes de Froebel: compreender por meio da “recriação”.

 

(Disponível no livro “Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos” – texto especialmente adaptado para esta prova).

 

Analise as assertivas abaixo considerando as regras de concordância nominal e assinale a alternativa correta.

 

I. Com as peças geométricas de Froebel, as crianças podiam criar o maior número de mosaicos, torres e prédios possível.

 

II. Froebel achava que os brinquedos e materiais que existia na época eram meio ultrapassados.

 

III. Froebel não identificava no ensino da época abordagens bastantes para despertar o interesse de crianças com cerca de 5 anos de idade.




spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.