Enunciados de questões e informações de concursos
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à alfabetização nos diferentes momentos históricos.
( ) Até o fim do século XIX, no Brasil, a leitura e a escrita eram práticas culturais de aprendizagem para uma minoria. Aprendia-se a ler e
escrever sem método específico e sem profissionais especializados, em ambientes não formais ou em algumas poucas escolas precárias, chamadas como “aulas régias”.
( ) Elaborado em 1599, a diretriz curricular era a base do conteúdo pensada pela Igreja. No documento constava o ensino da gramática
média, da gramática superior, das humanidades, da retórica, da filosofia e da teologia. A partir do ensino das letras, começava a se formar no país uma organização da sociedade hierarquizada pelo acesso à alfabetização. Ou seja, teria mais chances de prosperar na colônia aquele que aprendesse a ler e escrever.
( ) Em torno de 1890, surgem novos paradigmas a respeito de como alfabetizar, introduzindo- -se um novo método, chamado de analítico, que consiste em apresentar primeiramente a palavra, frase ou texto, para depois seguir para as partes.
( ) Em torno de 1980, o Brasil passa por mais uma transformação conceitual e social. O pensamento construtivista, advindo do resultado
das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, realizadas pela pesquisadora argentina Emília Ferreiro, estreia um olhar mais aguçado sobre o processo de alfabetização. Os alunos passam a ser sujeitos da educação, construindo seu aprendizado.
( ) O construtivismo traz novos rumos para a educação, tornando-a mais humana e aproximando o conhecimento do cotidiano, tornando-o prático e útil. O aluno passa a ter mais influência sobre a prática em sala de aula, sendo o centro de todo o processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.