Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade de Brasília
Questão 1 de 1
Matéria: Física

Recentemente, uma imagem captada pelo jipe-robô Curiosity mostrou uma luz intensa sobre a superfície de Marte.

 

Entusiastas acreditam que esse é um sinal de que existe vida no planeta vermelho. Mas pesquisadores da NASA afirmam que a luz pode ter sido causada por raios cósmicos no momento em que atingiram a superfície.

 

Os raios cósmicos, formados principalmente por núcleos altamente energéticos (de hidrogênio e hélio, em sua maioria), atravessam o universo a enormes velocidades. No caso da Terra, os raios cósmicos, em sua maioria, colidem com os átomos e as moléculas da atmosfera e dão origem a partículas de menor energia, inofensivas à vida na Terra. Devido à fina atmosfera de Marte, a intensidade de raios cósmicos que atingem a superfície desse planeta é muito maior que a da Terra. Devido às colisões com os gases da atmosfera, os raios cósmicos produzem, continuamente, isótopos instáveis na atmosfera terrestre, como o carbono-14.

 

Tendo como referência o texto acima e considerando que a massa do próton e a do nêutron são iguais a 1,0 unidade de massa atômica, julgue o item a seguir.

 

A emissão de luz por um átomo ocorre no momento em que elétrons passam de níveis de menor energia para níveis de maior energia.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.