Enunciados de questões e informações de concursos
Leia atentamente o texto de Edson Cunha Mahfuz
A observação minimamente atenta de qualquer cidade, e muito especialmente das cidades brasileiras, evidencia com sobras as deficiências da produção média atual. É óbvio que há produção de boa e até alta qualidade no país, mas essa é numericamente insignificante no panorama da construção civil brasileira. Essas deficiências se caracterizam pelo escasso entendimento da boa relação edifício/entorno, pelo excesso formal, pela predileção pela aparência às custas da substância da arquitetura, pela ineficiência energética e pela perversão do papel cultural da arquitetura, inúmeras vezes tornada meio de expressão individual e de impacto midiático.
A origem de alguns desses problemas contemporâneos pode ser encontrada em época tão distante como a primeira metade do século dezenove, quando a sensibilidade pitoresca levou muitos arquitetos a resolverem primeiro a aparência de um edifício –resolvendo suas fachadas de acordo com o efeito visual que criariam – para só depois encaixarem as necessidades programáticas como fosse possível. A isso se deve acrescentar a influência do romantismo, que permitiu a todo artista – condição à qual a maioria dos arquitetos sempre aspirou – tratar a suas obras como veículo de auto-expressão.
(Banalidade ou correção: dois modos de ensinar arquitetura e suas consequênciasEdson daCunha Mahfuz.
Vitruvius 159.05 ano 14, ago 2013 disponível em wttp://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/14.159/4857).
Considerando a leitura do texto e refletindo sobre as etapas de elaboração de um projeto de arquitetura, é correto afirmar: