Enunciados de questões e informações de concursos

TEXTO 2

 

Ninguém nasce escritor; e o processo que transforma alguém em um artista da palavra é um enigma. Entretanto, existem evidências de escritores que travaram lutas com as palavras e muitos passam por etapas semelhantes aos redatores leigos ou iniciantes. É preciso, antes de tudo, compreender que todas as pessoas podem chegar a produzir bons textos e que isso não é uma questão de ser beneficiado ou abençoado pelos deuses, que favorecem o nascimento de talentosos. É necessário identificar bloqueios, porventura construídos ao longo de um percurso continuado e persistente.

(Nilson de Souza. Zero Hora. 17/7/1996) Fragmento adaptado.

 

A coesão – propriedade constitutiva dos textos – requer alguns recursos, como, por exemplo: certas reiterações, ou seja, tudo que possa reforçar a continuidade semântica do que é dito. É assim que, em cada texto, se costuma reiterar certas ideias ou expressões. Analise, a propósito das regularidades exigidas pela coesão, as alternativas seguintes:

 

1) Há palavras que se repetem ou que guardam afinidade de sentido ou de forma, como ‘língua’, ‘linguagem’, ‘linguístico’ e nomes semanticamente afins.

 

2) Expressões que têm como função estabelecer conexão entre partes do texto, como: “por isso”; “Dado que”, “nos quais”, “ou seja”, etc.

 

3) O uso de retomadas pronominais, isto é, o uso de pronomes em contextos de retomada, como em: ‘seus usuários’, ‘seus signos’, expressões que retomam referências feitas em segmentos anteriores do texto.

 

4) Afinidade semântica entre as palavras do texto, o que contribui, fortemente, para a desejada continuidade referencial ou predicativa do que é dito.

 

5) A utilização de palavras sinônimas, como ‘cognitivo’, e ‘significado’, ‘linguagem’ e ‘escrita’, ‘divulgação’ e ‘aprendizagem’.

 

Estão corretas:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.