Durante a assistência ao parto iminente distócico, com bebê em posição pélvica, assinale a alternativa que nomeia corretamente as manobras comumente utilizadas.
Manobra de Bratch, que consiste no afastamento do queixo do bebê da região peitoral no momento de expulsão da cabeça, para diminuir a circunferência de passagem e reduzir o risco de desproporção céfalo- -pélvica.
Manobra modificada de Bratch, com as mãos posicionadas ao lado do dorso do bebê. Com um dos polegares e indicador da mão posicionada na nuca do feto, o enfermeiro libera a passagem circulando a cabeça do bebê em busca do cordão umbilical, já que há risco aumentado de circular de cordão.
Manobra de Rojas para desprendimento do quadril do bebê, com rotação 180º, e manobra modificada de Bratch, para desprendimento da cabeça, apreendendo o feto com as mãos posicionadas nas laterais do corpo do bebê e fazendo pressão para cima, em direção ao ventre da mãe, girando ao redor da sínfise púbica.
Manobra de Kristeller, em que o enfermeiro pressiona a parte superior do útero para acelerar a saída do bebê, enquanto outro libera a passagem dos ombros e de cabeça por último, defletindo o queixo para melhor ajuste e passagem do bebê e reduzindo o risco de lesão perineal.