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Boa notícia para os professores de Português do Fundamental 1 e 2: a BNCC mantém muitos dos princípios adotados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Um deles é a centralidade do texto e dos gêneros textuais. Isso quer dizer que o ensino de português precisa continuar contextualizado, articulado ao uso social da língua. No entanto, entre as duas décadas que separam os dois documentos, os estudos de linguagens evoluíram bastante. Da mesma forma, a sociedade também passou por profundas alterações, sobretudo por conta da ampliação do uso da tecnologia. A BNCC reflete esse avanço, que se manifesta, principalmente, em dois aspectos: a presença de textos multimodais – popularizados pela democratização das tecnologias digitais – e as questões de multiculturalismo – uma demanda política da contemporaneidade.

 

Disponível em: <https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/22/propostas-em-lingua-portuguesa-dabncc- focam-na-gramatica-e-nos-generos-digitais> Acesso em: 12/07/2019.

Acerca dos recursos de progressão e coesão textuais, pode-se afirmar que:

 

I – O pronome ‘deles’ em ‘um deles’ (linha 3) refere-se a ‘professores de Português’.

 

II – ‘Os dois documentos’ (linha 5) são os Parâmetros Curriculares Nacionais, já mencionados no primeiro período.

 

III – A locução adversativa ‘No entanto’ indica oposição das ideias expressas, no período iniciado pela locução, e no imediatamente anterior.

 

Está correto o que se afirma em:


Outras questões do mesmo concurso: IF PA / PEBTT (IF PA) / 2019 / Administração


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1ª Fase - Prova Objetiva - Conhecimentos Básicos

1ª Fase - Prova Objetiva - Conhecimentos Específicos

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