Em se tratando do tema brinquedos, brincadeiras e o brincar, a literatura sobre o assunto defende que:
A cultura lúdica compreende conteúdos universais que aparecem sob a forma de personagens conhecidos no mundo inteiro e produzem brincadeiras universais em função dos interesses comuns de todas as crianças, em todos os tempos e lugares. Isso porque a cultura lúdica é natural, já nasce com a criança, logo, todas as crianças já nascem sabendo brincar;
As culturas lúdicas são idênticas em todos os lugares. O meio social, a cidade e o sexo da criança não determinam diferenciações entre as crianças na forma e nos conteúdos das brincadeiras. É evidente que se pode ter a mesma cultura lúdica aos 4 e aos 12 anos, visto que crianças são crianças em todos as idades, lugares e tempos;
Quando nasce, a criança já está apta a brincar porque o brincar é natural ao ser humano. A criança constrói sua cultura lúdica exercitando aquilo que lhe é biológico, genético. Pode-se observar nas primeiras brincadeiras do bebê com a mãe que ele já nasce sabendo brincar, não sendo necessária a interferência de adultos ou de outras crianças, embora possam brincar juntos;
A cultura lúdica infantil está isolada da cultura geral. Não importa o ambiente ou as condições materiais. O processo é direto porque se trata de uma interação direta pois, ao brincar, a criança interpreta os elementos do ambiente diretamente, de acordo com a interpretação objetiva que faz deles.