Enunciados de questões e informações de concursos
A evolução do conhecimento levada a cabo pelo homem no século XX foi, sem dúvida, uma revolução de extensão mais significativa do que qualquer movimento que, deliberadamente, tenha reivindicado esse título. Do marco inicial da psicanálise, ainda no limiar do século XIX, às atuais experiências com células-tronco, passando por grandes descobertas, como a penicilina ou a criação das redes virtuais, a Era dos Extremos modificou categoricamente a visão do homem sobre o próprio homem. Mas, se de um lado parecem ruir os ideais iluministas que depositavam no reino da razão as esperanças de evolução das relações da existência individual e coletiva, de outro as formas de organização concebidas em consonância com esses ideais, representadas pela moderna democracia republicana, parecem ainda não ter perdido sua atualidade. Senão pelas suas virtudes, ao menos pela ausência de outras alternativas que se tenham mostrado melhores. Porém, de que forma conciliar o funcionamento de tais instituições com as novas — e nem sempre coincidentes — visões que as mais diversas áreas do conhecimento produziram sobre o homem?
Durval Mazzei Nogueira Filho. O sujeito da educação. In: Educação & Psicologia, vol. 1, Editorial, p. 5 (com adaptações).
Julgue o seguinte item, a respeito das ideias e da organização argumentativa do texto acima.
A argumentação do texto sugere que o homem, ao politizar o conhecimento científico, cria para a humanidade, em geral, as dificuldades que a impedem de vivenciar plenamente os ideais iluministas de democracia e felicidade.