Enunciados de questões e informações de concursos
A aviação civil brasileira tem crescido continuamente nos últimos anos, apesar de passar por momentos turbulentos de tempos em tempos. Esse cenário começou a mudar com a aprovação, no dia 18 de fevereiro, da Política Nacional de Aviação Civil (PNAC).
A ideia central do projeto, antiga reivindicação do setor, é nortear o planejamento das instituições responsáveis pelo desenvolvimento da aviação civil brasileira com base em diretrizes e estratégias estabelecidas.
O Decreto n.º 6.780 prevê ações estratégicas para o setor e integra-se ao contexto das políticas nacionais brasileiras. O objetivo principal da PNAC é assegurar à sociedade brasileira um serviço de transporte aéreo amplo, com qualidade, segurança, eficiência e modernidade, além de adequado e integrado às demais modalidades de transporte.
A implantação da nova política deverá ser acompanhada continuamente pelo Ministério da Defesa, por intermédio da Secretaria de Aviação Civil, auxiliado pelos demais órgãos e entidades que integram o Conselho Nacional de Aviação Civil.
De acordo com o secretário de Aviação Civil, do Ministério da Defesa, a nova política pode ter a capacidade de normatizar a aviação sem alterar as leis em vigor, além de ajudar no crescimento, na organização e no planejamento do setor. “A aviação civil no Brasil tem um futuro promissor e, para que isso se consolide, é preciso ter regras”, disse o secretário.
O Congresso Nacional também está atento às mudanças que a nova política pode representar para o setor de aviação e, consequentemente, para outros mercados, como o turismo.
Internet: <www.aviacaoemrevista.com.br> (com adaptações).
Em relação ao texto acima, julgue o item que se segue.
Na linha 14, o emprego de vírgulas após “qualidade” e “segurança” justifica-se por isolar aposto.