Enunciados de questões e informações de concursos

A aquisição e o desenvolvimento da linguagem são determinados tanto neurobiologicamente quanto socialmente e estão estreitamente relacionados ao desenvolvimento da aprendizagem, sendo o adequado desenvolvimento da linguagem fundamental para um processo de aprendizagem harmônico e satisfatório.

 

A linguagem pode ser entendida como um conjunto de símbolos com significado usados socialmente com o intuito de veicular a comunicação, portanto toda criança, na fase de aquisição da linguagem, aprende esse conjunto de símbolos comunicativos estabelecidos e convencionados para se relacionar e interagir com o meio a sua volta.

 

O desenvolvimento da linguagem ocorre de maneira hierárquica e estruturada, de acordo com as fases do desenvolvimento neuropsicomotor e com base em algumas estruturas ou sistemas, como o pragmático (uso), o fonológico (forma dos sons), o semântico (significado) e o gramatical (regras). Alterações em qualquer uma dessas estruturas ou sistemas configuram algumas formas de distúrbios de linguagem, que variam entre atraso (ritmo lento de aquisição), dissociação (discrepância entre linguagem e outras áreas) ou desvio (padrão de desenvolvimento alterado).

 

A linguagem compreende duas fases, a fase pré‐linguística, quando a criança usa fonemas e vocalizações geralmente chamados de balbucio, até mais ou menos o primeiro ano de idade, e a fase linguística, quando começa a usar palavras isoladas com compreensão, evoluindo para um nível maior de complexidade expressiva.

 

A estruturação e a organização do pensamento e do raciocínio ocorrem por meio da linguagem, o que reforça o entendimento de que a aquisição e o desenvolvimento satisfatório da linguagem são fatores que contribuem positivamente para o desenvolvimento infantil de uma forma global e, principalmente, na aprendizagem da leitura e da escrita, pois há comprovações da influência das alterações linguísticas e fonológicas no processo de alfabetização.

 

As alterações da linguagem são os mais frequentes problemas do desenvolvimento das crianças e a principal queixa nos ambulatórios pediátricos. Por esse motivo, os profissionais que atuam, direta ou indiretamente, com crianças precisam conhecer cada etapa do desenvolvimento infantil, para detectar os possíveis percalços que ocorram nesse processo e minimizar, com adequada intervenção, transtornos do desenvolvimento, contribuindo para um harmônico desenvolvimento linguístico, cognitivo, neuropsicomotor e escolar.

 

Internet: <portaleducacao.com.br> (com adaptações).

 

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item.

 

Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso se substituísse a vírgula empregada após “infantil” por ponto final, feito o devido ajuste de minúscula/maiúscula na letra inicial do vocábulo “para”.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.