Enunciados de questões e informações de concursos

Texto 2

 

Mesmo a ocupação planejada da Amazônia, baseada nas premissas do desenvolvimento sustentável, pode ser prejudicada por uma das maiores pragas que grassam no nosso País: a corrupção. Uma investigação da organização ambientalista Greenpeace indica que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) distribuiu terras da Floresta Amazônica para assentados em reforma agrária que depois venderam direitos de exploração da área para grandes madeireiras.

 

Segundo o jornal britânico The Independent, que divulgou em primeira mão a descoberta, em 2006, o Incra criou 97 “assentamentos de desenvolvimento sustentável em Santarém, no oeste do estado do Pará, em áreas florestais de grande valor para madeireiros”.

 

O jornal informa que “os assentamentos cobrem 2,2 milhões de hectares e foram designados para 33.700 famílias”. Entretanto, os assentados são cartas marcadas, laranjas escolhidos a dedo que estão a serviço dos corruptos. Ao receber as terras, vedem seus direitos de exploração da madeira para grandes madeireiras, as quais obtêm acesso a árvores valiosas.

 

Além da corrupção, a falta de recursos para patrulhar e proteger as áreas contribuiu com o saque da maior floresta equatorial do planeta. As reservas indígenas são roubadas freqüentemente, à custa, muitas vezes, de massacres de seus proprietários.

 

(Revista Aquecimento Global, ano 1 – Nº 2)

 

Assinale a opção que apresenta oração na voz passiva

  • [...]o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) distribuiu terras[...]

  • [...]que grassam no nosso País[...]

  • [...]Uma investigação da organização ambientalista Greenpeace indica[...]

  • [...]pode ser prejudicada por uma das maiores pragas[...]

  • [...]Segundo o jornal britânico The Independent[...] o Incra criou 97 “assentamentos de desenvolvimento sustentável[...]



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.