Enunciados de questões e informações de concursos
O que fazer com os maus hábitos alimentares?
A gula é um dos sete pecados capitais. Às vezes é difícil pra qualquer um resistir à tentação de comer mais um pedacinho daquele bolo delicioso, que está ali, pertinho, na geladeira. No entanto, quando esse "às vezes" passa a ser uma ação rotineira e fora de controle, as consequências podem ser graves e estar associadas a um distúrbio chamado “compulsão alimentar”.
O problema afeta entre 2 e 4% da população mundial, segundo estudo da Associação Americana de Psiquiatria. Além disso, pessoas que vivem o problema correm mais riscos de desenvolver diabete tipo 2, hipertensão, obesidade, colesterol alto e depressão.
Os maus hábitos alimentares, porém, não se resumem a comer em demasia. Deixar de se alimentar, comer depois de grandes intervalos de tempo, comer grandes volumes desnecessariamente ou ainda forçar vômito também são considerados transtornos alimentares.
É preciso ficar de olho, mas sem pânico.
Quais os sinais de maus hábitos alimentares?
Nosso corpo precisa de equilíbrio para funcionar corretamente, e isso inclui comer de forma adequada.
Mas o que pode ser considerado um mau hábito alimentar? Como identificar os sinais? Veja alguns:
1) Usar a comida como refúgio para sofrimento
Quais são os momentos em que é mais comum comer de maneira incontrolada? Quando a pessoa está triste, estressada, sozinha em casa? Um dos principais sinais de que há um mau hábito alimentar é buscar na comida refúgio para dores sentimentais.
Vale lembrar que as pessoas com compulsão alimentar passam a comer de forma cada vez mais rápida e em excesso. Muitas vezes, fazem isso mesmo sem estar com fome.
2) Deixar de comer ou comer muito espaçado
Não há como se esquecer de que esse tipo de comportamento é um dos desencadeadores da anorexia, um problema associado a um transtorno de imagem, no qual a pessoa rejeita a comida para manter um "corpo magro".
Quem sofre de anorexia, mesmo estando magra, sempre tem a percepção de sobrepeso. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se do transtorno psíquico que mais mata no mundo, juntamente com a depressão.
3) Comer, sentir culpa e provocar o vômito
Esse tipo de comportamento também tem nome: bulimia. Consiste em comer de maneira compulsiva, se sentir culpado e induzir o vômito ou mesmo fazer uso de laxantes para ficar livre das calorias ingeridas. Esse transtorno é tão recorrente como a anorexia, apesar de, num primeiro momento, ter menor impacto em termos nutricionais.
(Adaptado de br.mundopsicologos.com)
Em “Não há como se esquecer de que esse tipo de comportamento é um dos desencadeadores da anorexia”, o verbo “esquecer”: