Enunciados de questões e informações de concursos

Texto


Línguas em extinção

 

Por Luiz Romero

 

Quando uma língua morre, desaparecem com ela culturas, mitologias e conhecimentos científicos (I), (II). A má notícia é que estamos no meio da maior extinção de idiomas que a Terra já viu.


Pergunte aos tofas como o mundo surgiu e eles não conhecerão a resposta. Essa pequena tribo siberiana, situada entre a Rússia e a Mongólia, está esquecendo a mitologia que explica seu próprio nascimento. Esse torpor coletivo é resultado de uma perda ainda maior: os tofas estão esquecendo sua própria língua. “A morte de um idioma começa com um trauma”, explica Leanne Hinton, especialista em revitalização linguística da Universidade da Califórnia. “Pode acontecer pela perda de território ou por mudanças forçadas à cultura tradicional.”


“Línguas minoritárias são sufocadas por idiomas maiores”, explica o linguista americano David Harrison, que descreveu o grupo em When Languages Die  (“Quando Línguas Morrem”, sem edição no Brasil). No caso dos tofas, foi o russo, mas exemplos não faltam. Afinal, num mundo cada vez mais urbano e conectado, fica mais fácil sobreviver falando japonês, francês ou português em vez de ainu (III), bretão (III) ou kanoê (III). Segundo uma estimativa da Unesco, como resultado dessa mudança de idiomas pequenos para grandes, metade das 7 mil línguas que existem hoje no planeta devem silenciar no decorrer deste século. Na verdade, uma língua pode sumir em apenas algumas décadas. No caso dos tofas, idosos ainda lembram algumas palavras em tofalar, mas não passaram esse conhecimento para frente. Logo, a morte do último ancião deve representar a morte do próprio idioma.


E a lenda tofa? (II)


Hoje sabemos como o mundo dos tofas surgiu graças a registros antigos da história. Envolvia um pato que voava pelo Universo. A casca de um ovo colocado por ele deu origem à Terra, enquanto a gema deu origem a um lago. “Todas as narrativas míticas são tentativas de entender o Universo”, escreve Harrison. “Sem o mito de criação dos tofas, um pedaço desse entendimento está faltando.”


Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/linguas-em-extincao/. [Adaptado]. Acesso em: 7 nov. 2018.

 

Com base no texto e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.


I.  A vírgula no trecho “desaparecem com ela culturas, mitologias e conhecimentos científicos” exerce função de separar orações.


II.  A palavra ‘e’ nos trechos “culturas, mitologias e conhecimentos científicos” e “E a lenda tofa?” exerce função de conjunção aditiva e adversativa, respectivamente.


III.  As palavras ‘ainu’, ‘bretão’ e ‘kanoê’ nomeiam línguas.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.