A respeito de psicoterapia de grupo, assinale a alternativa correta.
Os processos psicoterapêuticos grupais possuem como premissa básica a adoção do método de trabalho com grupo fechado e heterogêneo, de modo a impedir que o tempo definido para o tratamento seja despendido para novas apresentações sempre que um novo integrante ingressar no grupo.
Processos psicoterapêuticos grupais devem contar com pelo menos 20 integrantes, uma vez que grupos muito pequenos se tornam inibidos e improdutivos. Estudos evidenciaram ser esse quantitativo adequado para a livre expressão de sentimentos, emoções e feedback entre seus integrantes.
A realização concomitante de psicoterapia individual e de grupo é contraindicada pela grande maioria dos psicoterapeutas, especialmente se for conduzida pelo mesmo profissional, tendo em vista que o indivíduo tenderá
a se expressar com maior detalhe no espaço individual e a boicotar o processo grupal.
Grupos psicoterapêuticos homogêneos são úteis no tratamento de pacientes para os quais educação, identificação e apoio recíproco são os elementos importantes da terapia. Porém, mesmo nesses grupos poderá haver heterogeneidade em alguma dimensão, por exemplo, o nível socioeconômico e cultural e ainda o estilo de vida dos seus integrantes.