Enunciados de questões e informações de concursos

Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região (SP)
Questão 1 de 1
Assunto: Advérbio

Escola de aldeia indígena na região do Rio Arapiuns ganha biblioteca

 

“Espaço de Leitura Aldeia Nova Vista” é a realização de um sonho da indígena Luanna Oliveira, de 24 anos de idade.

 

Na semana em que se comemoram o dia do livro e o do indígena, 18 e 19 de abril, a Escola Nossa Senhora de Fátima da aldeia Nova Vista, situada à margem esquerda do Rio Arapiuns, no município de Santarém, oeste do Pará, foi presenteada com sua primeira biblioteca. A instituição tem turmas da alfabetização ao 9.º ano e de ensino médio modular.

 

O acervo conta com 739 livros de literatura, sendo 410 obras doadas pelo Projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial do estado, que, pela primeira vez, chegou a uma comunidade indígena. Nova Vista fica bem distante da cidade de Santarém, cerca de 8 horas de barco, e abriga em torno de 56 famílias indígenas que habitavam a região do Arapiuns.

 

A biblioteca é a realização de um sonho da indígena Luanna Oliveira, de 24 anos de idade, que, em 2017, durante a graduação em Letras, passou a fazer parte do grupo Lelit da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Sob a orientação dos professores Zair Henrique e Percival Leme Britto, a então universitária desenvolveu o projeto de pesquisa da biblioteca que hoje se tornou realidade na aldeia.

 

Luanna concluiu a graduação e ingressou este ano no mestrado em educação pela Ufopa, mas continuou desenvolvendo o projeto na comunidade com o objetivo de proporcionar às crianças de Nova Vista um espaço de leitura onde a realidade e o imaginário se encontram. “A escola da comunidade não possui biblioteca nem ponto de Internet (está instalada uma antena, mas não tem viabilidade para o sinal de Internet). A maioria dos professores não pertence à comunidade”, pontuou.

 

Segundo a indígena, a falta de leitura dificulta a trajetória escolar e acadêmica de muitos jovens da aldeia. “A educação dentro da aldeia não é suficiente para prepará‐los e a migração para o meio urbano é frustrante em alguns casos”, acrescentou.

 

Com o espaço, a pesquisadora pretende ampliar o leque de oportunidades para as crianças da aldeia e contribuir para eternizar uma cultura que está presente no dia a dia dos paraenses.

 

Internet: <g1.globo.com> (com adaptações).

 

A respeito do termo “então”, assinale a alternativa correta.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.