Enunciados de questões e informações de concursos
Escola de aldeia indígena na região do Rio Arapiuns ganha biblioteca
O “Espaço de Leitura Aldeia Nova Vista” é a realização de um sonho da indígena Luanna Oliveira, de 24 anos de idade.
Na semana em que se comemoram o dia do livro e o do indígena, 18 e 19 de abril, a Escola Nossa Senhora de Fátima da aldeia Nova Vista, situada à margem esquerda do Rio Arapiuns, no município de Santarém, oeste do Pará, foi presenteada com sua primeira biblioteca. A instituição tem turmas da alfabetização ao 9.º ano e de ensino médio modular.
O acervo conta com 739 livros de literatura, sendo 410 obras doadas pelo Projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial do estado, que, pela primeira vez, chegou a uma comunidade indígena. Nova Vista fica bem distante da cidade de Santarém, cerca de 8 horas de barco, e abriga em torno de 56 famílias indígenas que habitavam a região do Arapiuns.
A biblioteca é a realização de um sonho da indígena Luanna Oliveira, de 24 anos de idade, que, em 2017, durante a graduação em Letras, passou a fazer parte do grupo Lelit da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Sob a orientação dos professores Zair Henrique e Percival Leme Britto, a então universitária desenvolveu o projeto de pesquisa da biblioteca que hoje se tornou realidade na aldeia.
Luanna concluiu a graduação e ingressou este ano no mestrado em educação pela Ufopa, mas continuou desenvolvendo o projeto na comunidade com o objetivo de proporcionar às crianças de Nova Vista um espaço de leitura onde a realidade e o imaginário se encontram. “A escola da comunidade não possui biblioteca nem ponto de Internet (está instalada uma antena, mas não tem viabilidade para o sinal de Internet). A maioria dos professores não pertence à comunidade”, pontuou.
Segundo a indígena, a falta de leitura dificulta a trajetória escolar e acadêmica de muitos jovens da aldeia. “A educação dentro da aldeia não é suficiente para prepará‐los e a migração para o meio urbano é frustrante em alguns casos”, acrescentou.
Com o espaço, a pesquisadora pretende ampliar o leque de oportunidades para as crianças da aldeia e contribuir para eternizar uma cultura que está presente no dia a dia dos paraenses.
Internet: <g1.globo.com> (com adaptações).
Acerca do trecho “O acervo conta com 739 livros de literatura, sendo 410 obras doadas pelo Projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial do estado, que, pela primeira vez, chegou a uma comunidade indígena.”, assinale a alternativa correta.