Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Questão 1 de 1
Assunto: Crase

A questão a seguir se refere ao texto abaixo.

 

Conversa de jovens com idade

 

Meu primeiro comentário aos amigos de botequim - todos maiores de 70 - foi o seguinte: testemunhamos a Segunda Guerra Mundial, o suicídio de Vargas, a Revolução Cubana e a queda do Muro de Berlim. Sabíamos onde estávamos durante o golpe militar. Naquela roda, não havia nenhum delator. Ninguém foi simpático à violência que arrombava portas e levava as pessoas para lugares desconhecidos, onde elas eram torturadas por mascarados. A Ku Klux Klan usava máscaras tal como os carrascos. Quem não é honesto esconde a cara: o lugar da vergonha e da honradez.

 

Se uma pessoa leva uma arma para um estádio de futebol, ela confunde esporte com guerra. O jogo simboliza uma guerra, mas guerra não é jogo. O jogo produz vencedores e vencidos, uma guerra produz mortos. Ela é irreversível nas suas consequências.

 

Descobriram que a violência tem estética e foco, mas o risco é que a violência leva ao abandono da negociação. A violência é precisamente a máquina de liquidar mediações e transformações.

 

Nenhum de nós é programado de modo definitivo como ocorre com gatos e ratos. Nosso cérebro é complexo justamente porque ele é capaz de receber todas as programações. Quando, numa disputa, atingimos o outro fisicamente, ferindo ou destruindo seu corpo ou patrimônio, nós negamos o outro que vive em nós. Cacá Diegues escreveu, em boa hora, clamando por um “humanismo radical” que fala exatamente disso.

 

Não poderia existir nada pior do que um “humanismo armado” com legitimidade para transformar pela violência os adversários em inimigos. A menos que a nossa onipotência nos informe que só as nossas ideias do mundo são legítimas. E isso seria cair no fundamentalismo cego e surdo a outros pontos de vista. Esse é o padrinho de todos os fascismos de direita e de esquerda.

 

Adaptado de: Conversas de jovens com idade, de Roberto

DaMatta

(http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,conversade-

jovens-com-idade,1134781,0.htm). Acessado em

20/03/2014.

 

Considere as afirmações a seguir.

 

I - Se a palavra violência fosse substituída por movimento, não seria criada condição para o uso da crase na frase.

 

II - Se a palavra cara fosse substituída por face, seria criada condição para o uso da crase na frase.

 

III - Se a palavra abandono fosse substituída por desistência, seria criada condição para o uso da crase na frase.

 

IV - O uso do sinal indicativo da crase em as é facultativo.

 

Quais estão corretas?



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.