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O acesso à educação é fundamental para que todos possam intervir de modo consciente na esfera pública, participar plenamente da vida cultural e contribuir com seu trabalho para a satisfação das necessidades básicas e a melhoria das condições de vida da sociedade. Entretanto, em pleno século XXI, o Brasil ainda possui um enorme contingente de cidadãos privados do mais elementar direito: a educação. O censo demográfico de 2010 contabilizou 13,9 milhões de jovens e adultos com idade superior a quinze anos que declararam não saber ler ou escrever.

 

Ao longo das últimas décadas, o Brasil consolidou uma consciência social do direito à educação na infância, mas ainda não construiu uma cultura do direito à educação ao longo de toda a vida. Assim, é comum que pais com baixa escolaridade lutem para que os filhos tenham acesso a um ensino de qualidade, sem reivindicar para si mesmos o direito que lhes foi violado. Entretanto, não é raro que pessoas com escolaridade elevada permaneçam alheias ao fato de que estão cercadas por adultos que a pobreza e o trabalho precoce afastaram da escola, ou que têm precário manejo da leitura, da escrita e do cálculo matemático.

 

Maria Clara Di Pierro Os desafios para garantir a educação de

jovens e adultos Internet: <https://gestaoescolar org br> (com adaptações)

 

A oração “para que os filhos tenham acesso a um ensino de qualidade” expressa circunstância de



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