Para lidar no cotidiano com os conflitos que surgem nas relações de trabalho, a bordo do navio, o auxiliar de saúde deve
estabelecer fluxos adequados de informação, propiciar o processo de negociação na equipe e ocultar os seus desejos, interesses e opiniões, para evitar a fofoca e um clima hostil em que as pessoas deixam de ser sinceras e começam a falar mal umas das outras.
utilizar a estratégia de confrontação, por meio de uma abordagem frontal entre as partes envolvidas, bem como utilizar o método do compromisso, buscando o esclarecimento dos fatos ocorridos, a resolução dos problemas, a harmonia e a cooperação, evidenciando a escuta, o respeito e o diálogo.
atuar sem reflexões prévias, de forma indiferente, sem tomar as decisões necessárias, agindo com passividade, distanciamento ou utilizando medidas punitivas junto aos integrantes da equipe.
entender o contexto e optar pelas decisões corretas para determinada situação, sendo justo e parcial nas suas atitudes, buscando, segundo as características pessoais dos envolvidos no conflito, beneficiar alguns em detrimento de outros.