Enunciados de questões e informações de concursos
O histórico das construções das escolas mostra a preocupação em atender à crescente demanda de vagas para alunos de diferentes níveis, e a prioridade no processo de projeto nem sempre é a qualidade dos edifícios, mas a quantidade de vagas nas novas construções. Embora os conceitos de qualidade e quantidade não sejam excludentes, a história demonstra que sua articulação nem sempre ocorre quando se trata de obras públicas, nas quais a equação desses dois aspectos depende de fatores políticos e de limitações de prazos, recursos disponíveis ou da legislação. (Ferreira; Mello, 2006).
O texto aponta para uma possibilidade de inserção de novos agentes e novas ferramentas para melhoria do processo de projeto e construção de escolas. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A ferramenta DQI (Design Quality Indicator) é um método que pode apoiar o processo de projeto. Os seus princípios estão fundamentados na visão tripartida de valores de mais de 2 mil anos, de Vitruvius: Utilitas – a beleza; Firmitas – dureza ou durabilidade; Venustas – funcionalidade ou valor de utilização.
( ) Uma fonte de inspiração para melhorar o processo de projeto é a obra de Alexander, Ishikawa e Silverstein (1977), que, em suas pesquisas, buscaram a qualificação da Arquitetura através da humanização.
( ) Na literatura, Hershberger (1999) estabeleceu uma lista de quatro valores para o desenvolvimento de projetos de Arquitetura de qualidade: humano, ambiental, cultural e tecnológico.
( ) O método ZOPP (Ziel Orientierte Projekt Planung) é voltado ao planejamento de projetos orientado por objetivos, que começa pela análise de problemas e dos atores envolvidos e valoriza a participação destes no processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.