Enunciados de questões e informações de concursos

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Questão 1 de 1

A questão baseia no texto apresentado abaixo.

 

De uma coisa pouca gente duvida: conhecimentos básicos sobre o movimento dos astros no céu são patrimônio da humanidade desde que o mundo é mundo. Monumentos pré históricos que dão testemunho desse conhecimento aparecem no planeta todo, e não havia tecnologia avançada − aliás, tecnologia nenhuma − para entender o traçado do Sol, da Lua, dos planetas e das estrelas. Entre as evidências mais antigas desse saber estaria uma estatueta de marfim de mamute, com mais de 30 mil anos de idade, encontrada na Alemanha. Segundo um especialista em arqueoastronomia (os conhecimentos astronômicos dos povos antigos), essa estatueta, com forma humana estilizada e cabeça de leão, seria uma das representações da constelação de Órion. De qualquer forma, as constelações são reconhecidas como tais há vários milhares de anos.

   Quase tão antiga quanto esse conhecimento é a percepção de que o Sol traça um caminho (que hoje sabemos

ser apenas aparente, pois quem se move é a Terra) pelo céu ao longo do ano, e que esse trajeto determina as estações, e que algumas estrelas, chamadas hoje de planetas, se movimentam também pela abóbada celeste, enquanto outras permanecem aparentemente paradas ali o tempo todo. Monumentos com idade entre 5 mil e 10 mil anos deixam claro que já se sabia calcular momentos como o solstício de inverno, data usada hoje para marcar o início dessa estação e que define o momento em que  um dos hemisférios da Terra recebe menos luz solar durante o ano.

   Ao juntar o conhecimento sobre as constelações com o caminho que os planetas descrevem no céu, os povos antigos passaram a contar com um verdadeiro relógio cósmico, que os ajudava a prever mudanças relevantes no clima e na natureza.

Isso se tornou ainda mais importante com o avanço da agricultura, porque o único jeito de plantar e colher no tempo certo era seguir os sinais do céu. Não há certeza sobre tais fatos, pois a história ainda não era registrada sob forma escrita, mas é bastante provável que a mente desses povos tenha saltado da conexão entre os acontecimentos celestes e os ciclos da natureza para uma relação direta entre os astros e a história de cada ser humano.

   Coincidência ou não, parece ter sido na Mesopotâmia, o mais antigo berço da agricultura, que a idéia do que hoje chamamos de astrologia tomou corpo. Cerca de mil anos antes de Cristo os assírios e os babilônios já sabiam prever com

precisão eclipses do Sol e da Lua. E iam além disso. Nas tabuletas de argila usadas como livros por esses povos do atual Iraque, arqueólogos encontraram predições que associavam as mudanças no céu  a calamidades na Terra, e é dessa região o mais antigo mapa astral, traçado para o nascimento de uma criança que veio ao mundo, no ano de 410 a.C., na atual Bagdá.

(Adaptado de Reinaldo José Lopes, Superinteressante, setembro de 2006, p.68-69)

 

A frase inteiramente clara e correta é:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.