Enunciados de questões e informações de concursos
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Texto
Por que, com o tempo, os pães endurecem e os biscoitos amolecem?
Alguns alimentos têm as características modificadas quando entram em contato com o ar porque ocorre uma troca de umidade. Os pães ficam duros porque têm muita água, e os biscoitos amolecem devido ao fato de quase não levarem água.
"Isso decorre da própria diferença na composição desses produtos", afirma a química Cláudia Moraes de Rezende, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O biscoito que fica exposto ao ar absorve a umidade e perde a crocância. Em comparação, o pão francês tende a perder água e ficar duro. A quantidade de açúcar, existente na composição de pães e biscoitos, também faz diferença. "Os biscoitos têm bastante, o que favorece a absorção de água. Já o pãozinho tem pouco açúcar e bastante amido. Este último sofre modificações na sua organização estrutural, que estimulam o endurecimento", diz. Para não perder o apetite na hora do lanche, nada melhor do que devorar o pão francês bem quentinho, assim que ele chegar da padaria. Quanto aos biscoitos, a dica é mantê-los guardados na embalagem, em pote de vidro ou dentro da geladeira à espera de serem consumidos.
Galileu, São Paulo, n. 214, p. 30, maio 2009.
Para articular as ideias do texto, utilizamos diferentes mecanismos de combinação oracional. Assim, podemos afirmar sobre as estruturas sintáticas que formam o texto que:
I - A estrutura “quando entram em contato com o ar....”, expressa uma relação de tempo, por isso é uma oração subordinada adverbial temporal.
II - A relação de sentido expressa entre a oração adverbial introduzida pelo conector “porque” e a oração principal, na estrutura “Os pães ficam duros porque têm muita água,” é de concessão.
III - “Para não perder o apetite na hora do lanche, nada melhor do que devorar o pão francês bem quentinho”. A palavra destacada expressa finalidade.
Está(ão) CORRETA(S):