Enunciados de questões e informações de concursos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

 

Texto 

 

Baleia

 

A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas(b). As chagas da boca e a inchação dos lábios dificultavam-lhe a comida e a bebida.

 

Por isso Fabiano imaginara que ela estivesse com um princípio de hidrofobia e amarrara-lhe no pescoço um rosário de sabugos de milho queimados. Mas Baleia, sempre de mal a pior, roçava-se nas estacas do curral ou metia-se no mato, impaciente, enxotava os mosquitos sacudindo as orelhas murchas, agitando a cauda pelada e curta, grossa na base, cheia de moscas, semelhante a uma cauda de cascavel.

 

Então Fabiano resolveu matá-la. Foi buscar a espingarda de pederneira(c), lixou-a, limpou-a com o saca-trapo(d) e fez menção de carregá-la bem para a cachorra não sofrer muito.

 

Sinhá Vitória fechou-se na camarinha(e), rebocando os meninos assustados, que adivinhavam desgraça e não se cansavam de repetir a mesma pergunta:

 

- Vão bulir com a Baleia?

 

Tinham visto o chumbeiro e o polvarinho, os modos de Fabiano(a) afligiam-nos, davam-lhes a suspeita de que Baleia corria perigo.

 

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2002. p. 85. (Fragmento)

 

Marque a alternativa em que o sentido contextual das palavras em destaque está ERRADO.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.