Enunciados de questões e informações de concursos
Atenção: A questão refere-se ao texto que segue.
A água, o símbolo
A água sacia a sede, irriga a terra, conduz embarcações, gera energia e se torna indispensável à vida e à civilização em nosso planeta. Mas a água é também um símbolo, um símbolo múltiplo, essencial e aberto para a compreensão dos mitos, das lendas e da cultura em geral. Basicamente, simboliza três fundamentos: a fonte da vida, o meio da purificação e o centro da regeneração. É, por isso, um símbolo essencial, para o qual converge a satisfação de necessidades humanas, das físicas às espirituais.
O córrego, o rio, o mar representam o curso da existência humana; no interior das minas, de onde virá a correr, figura a vida interior, a promessa de criação. Não raro a água se associa à sensualidade, que agrada o corpo, e à fatalidade, que o ameaça de afogamento.
Múltipla em seus símbolos, nem lhe falta a propriedade de espelho: Narciso se reconhece belo mirando-se nas águas de um lago, que lhe devolvem a imagem e o envaidecem. O uso prosaico e cotidiano da água que corre das torneiras não nos fará esquecer a magia com que ela fecunda nossa arte, nossa literatura, nossa imaginação.
(Adroaldo Barbosa, inédito)
O período de abertura desse texto – A água sacia a sede, irriga a terra, conduz embarcações, gera energia e se torna indispensável à vida e à civilização em nosso planeta – deve ser estruturalmente compreendido nestas duas partes: