Enunciados de questões e informações de concursos
Apesar de abundante, a água, que cobre 70% da superfície da Terra, está cada vez mais rara e cara. Estima-se que 1 bilhão de pessoas não tenha acesso a uma fonte de água limpa para beber. Especialistas chamam a situação de crise da água. De todas as crises, é a mais dramática e universal que a humanidade pode enfrentar. Não é possível solucionar o problema das torneiras secas com incentivos fiscais ou manobras cambiais, como se faz em uma crise econômica. Tampouco existe produto alternativo que substitua a água, como ocorre com o petróleo. O problema é que a água doce, aquela apropriada para o consumo humano, corresponde a apenas 2,5% do total da água disponível no planeta. Além disso, menos de 0,5% dessa água está em depósitos acessíveis ao homem.
A crise seria menos alarmante caso a água estivesse distribuída de maneira equilibrada pelo globo. Não é o que acontece. A situação mundial é agravada pelo aquecimento global, pelo processo de desertificação e pela destruição dos mananciais. Somam-se a isso perdas decorrentes da ineficiência nos sistemas de irrigação e distribuição da água.
O planeta gota. In: Veja, dez./2010 (com adaptações).
Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item a seguir.
O trecho “pelo aquecimento global, pelo processo de desertificação e pela destruição dos mananciais” exerce a função de agente da passiva.