Considere o texto a seguir para responder a questão
Novo exame de sangue pode dizer se o câncer retornou meses antes da tomografia
Acompanhar os meses em que o câncer está em remissão é um período de pura ansiedade. Agora, pesquisadores estão mais otimistas com os avanços da ciência. Uma nova geração de exames de sangue pode detectar o ressurgimento da doença meses antes de ela aparecer em exames de imagem como a tomografia computadorizada – e, com sorte, reduzir um pouco a insegurança do indivíduo nesse processo.
Essa tecnologia, conhecida como biópsia líquida personalizada, procura fragmentos de DNA tumoral circulante (ctDNA) no sangue do paciente. Essas pistas são minúsculas, mas conseguem identificar que o câncer está tentando retornar. Em um estudo publicado na Nature Medicine, pesquisadores da Universidade de Yale demonstraram que o teste foi capaz de detectar o reaparecimento do câncer de pulmão em média cinco meses antes de qualquer sinal aparecer nas imagens médicas.
“A tecnologia é empolgante porque podemos monitorar os resultados em tempo real e ajustar o tratamento de forma mais precisa”, disse Roy Herbst, vice-diretor do Centro de Câncer de Yale e autor principal do estudo, para a National Geographic.
Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/novo-exame-de-sangue-pode-dizer-se-o-cancer-
retornou-meses-antes-da-tomografia/>. Acesso em: 08 jun. 2025. [Adaptado].