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Empresa Brasil de Comunicação
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

É possível encontrar diversos conceitos ou definições acerca do que se pode chamar de sistema público de comunicação, seja em livros e pesquisas, seja em documentos oficiais. Geralmente, evoca-se o horizonte educativo e cultural inerente a essas mídias. Em outros momentos, enfatiza-se o fato de serem empresas não comerciais. Há, ainda, a noção de que mídia pública é aquela que cumpre o papel de dar visibilidade ao debate público, sendo autônoma em relação ao mercado e também livre das amarras ou das ingerências governamentais. Essas variadas ênfases ou visões são fruto das influências que a ideia de comunicação pública absorveu em seu percurso histórico durante boa parte do século XX. 

 

A definição atual de mídia pública incorpora essas facetas e sustenta algumas outras características relevantes, podendo ser resumida nos seguintes termos: mídia pública é um meio de comunicação em que não se prevê atividade comercial direcionada à obtenção de lucro para proprietários particulares ou acionistas privados, e que apresenta, simultaneamente, algum nível de participação pública em seu gerenciamento. Quanto mais autônoma ela é em relação ao mercado, quanto mais livre de ingerências governamentais e quanto mais aberta e predisposta à participação do cidadão, mais forte e qualificado é o adjetivo pública.


Internet: <www.direitoacomunicacao.org.br> (com adaptações).

 

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue o item que se segue.

 

Seria mantida a correção gramatical do período ao se substituir “enfatiza-se” por é enfatizado.



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